Brincar com Palavras
uma Brincadeira através da Poesia

"Brincar com Palavras" foi concebido e estreou no primeiro semestre de 1996, acompanhando o lançamento do Caderno de Poesia Infantil do Instituto Cultural Itaú. Sua forma, entretanto, permite que seja apresentado em outros espaços. Assim, a escola é privilegiada, constituindo-se em espaço cultural por excelência, onde o brincar e a aprendizagem caminham juntos e estão interceptados.

Apresentar às crianças o universo lírico e aproximá-las do poeta que, através da linguagem, recria o mundo com novas cores - este é o objetivo do espetáculo "Brincar com Palavras". O espetáculo apresenta, numa espécie de viagem lírica, poemas de autores brasileiros de diversas épocas, em sua maioria direcionados às crianças. Propõe também brincadeiras que fazem parte do universo da cultura popular, como as adivinhas, línguas "secretas" ( do "p" e do "i") e os trava-línguas. As crianças são convidadas para participar dessas brincadeiras.

"Brincar com Palavras" apresenta poesias relacionadas aos sentimentos e às particularidades do pensamento infantil. No espetáculo, algumas delas são recitadas de uma maneira divertida e enriquecida por elementos teatrais. Outras receberam melodias e arranjos musicais inéditos, transformando-se em canções que utilizam os recursos sonoros dos próprios poemas - a métrica, as rimas e também sua significação.



Os Poemas

O espetáculo é composto pelos seguintes poemas:

Afinando Violino - Sérgio Capparelli

Convite - José Paulo Paes

Ou Isto ou Aquilo - Cecília Meireles

A Chácara do Chico Bolacha - Cecília Meireles

Cuidados Maternais - Zalina Rolim

A Boneca - Olavo Bilac

Gato da China - José Paulo Paes

Quem tem Medo de Dizer Não? - Ruth Rocha

O Buraco do Tatu - Sérgio Capparelli

Xadrez - Sidônio Muralha

O Bife - José Paulo Paes

Drible - Ulisses Tavares

Ciranda de Mariposas - Henriqueta Lisboa

Sentiu Dó - Ricardo Azevedo



Ficha Técnica

Roteiro
Luís Camargo

Criação, Direção e Atuação
Marcelo Zurawski e Paula Zurawski

Direção de Arte
Sérgio Serrano

Confecção e Figurinos
Valéria Perusso



Voltar